Aclimação, o bairro com inspiração francesa

Aclimação, o bairro com inspiração francesa

Apesar de ficar no centro de São Paulo, a Aclimação possui um clima interiorano com ruas tranquilas e verdes.

A região se localiza entre os bairros do Paraíso e da Liberdade, além de ficar a poucos minutos da Av. Paulista, o coração da cidade. E mesmo com todas essas áreas comerciais por perto, a vizinhança oferece tamanha tranquilidade que é possível ouvir os pássaros cantando logo pela manhã!


História

A Aclimação é um dos bairros mais novos de São Paulo, tendo sido desenvolvido e implantado apenas no século XX. 

Carlos Botelho, médico nascido em Piracicaba e formado em Paris, comprou um grande terreno em 1892, a fim de construir um equivalente brasileiro do "Jardin d'Acclimatation", projeto este que havia sido desenvolvido durante sua estadia na França.

Inspirado no modelo francês, ele batizou o local de Jardim da Aclimação, que dá nome tanto ao Parque da Aclimação quanto ao bairro como um todo.

Até 1920, o Jardim, que já era bem maior do que hoje, foi uma das atrações mais procuradas da cidade, e os visitantes pagavam 300 reais para entrar! Botelho transformou-o em um local de lazer, pesquisa e estação de quarentena para gado importado da Holanda.

Em janeiro de 1939, os herdeiros de Botelho, formalizaram a venda de uma área de 182 mil metros quadrados para a Prefeitura de São Paulo. 

A compra sinalizou o fim definitivo da maioria das atrações do jardim e o início de um longo período de alternância de abandono e revitalização do espaço verde.

Foi a partir de 1970 que a expansão imobiliária fez surgir edifícios, marcando a verticalização crescente do bairro, o aumento da população e a consequente instalação de bancos, escolas e casas de comércio para atender às demandas dos moradores. 

Nascia ali um bairro residencial de classe média, que recebera italianos, japoneses, portugueses e paulistanos.


Mobilidade

A infraestrutura do bairro também não deixa em nada a desejar para quem vem morar por aqui!

A Aclimação é bem servida de várias estações do metrô, como São Joaquim e Vergueiro, bem como linhas de ônibus municipais e intermunicipais. 

Além do mais, por estar perto do centro, também oferece facilidade de acesso para a rodoviária do Tietê, que tem ônibus com destino para todo o país e para os aeroportos de Congonhas e Guarulhos.


Lazer

Morar na Aclimação é ter por perto o contraste do luxo do Shopping Pátio Paulista e do comércio popular da Santa Efigênia, além de contar com opções de lazer para toda a família!


Parque da Aclimação

Criado por Carlos Botelho, o Parque da Aclimação possui todo o tipo de atração, como lago, concha acústica, jardim japonês com espelho d’água, aparelhos de ginástica, playgrounds infantis, espaço para piquenique e campo de futebol.

Além disso, abriga a Biblioteca Temática de Meio Ambiente Raull Bopp, equipamento este que pertence à Secretaria Municipal da Cultura.

Em sua fauna foram registradas 111 espécies, entre insetos, peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e aves. Na flora o número é ainda maior, totalizando 125 espécies!


Estádio Municipal Jack Marin

O Estádio Municipal Jack Marin, fundado em 1974, é uma unidade que, por meio do futebol, busca a integração das crianças e jovens na sociedade, mediante a aplicação de métodos pedagógicos especificamente desenvolvidos.

São oferecidos cursos gratuitos de futebol para crianças e jovens na faixa etária de 07 a 17 anos.


Teatro Santo Agostinho

Localizada perto da estação Vergueiro do metrô, o teatro fica aberto de quarta a domingo, das 14 às 20 horas.

O mesmo voltou a funcionar com algumas restrições e conta com shows de comédia em cartaz, como o Comedy Night, estrelando Rodrigo Marques, Bruna Louise, Luciano Guima e Murilo Moraes, e o 4 Amigos, com Afonso Padilha, Thiago Ventura, Dihh Lopes e Márcio Donato.


Mercado imobiliário

O bairro Aclimação, é um bairro que com o passar dos anos vem se tornando um local de classe-média alta, o que faz com que ele fique cada vez mais valorizado. 

Algumas características da região, como sobrados antigos por exemplo, têm dado lugar a novos empreendimentos imobiliários. 

O bairro se destaca pela grande oferta de apartamentos e os valores por metro quadrado variam entre R$ 5.290,00 e R$ 6.390,00.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.