Perdizes, referência em qualidade de vida

Perdizes, referência em qualidade de vida

Perdizes é um bairro nobre localizado na zona oeste da cidade de São Paulo e uma peculiaridade da região são as constantes ladeiras.

 

História

Como muitos outros bairros de São Paulo, Perdizes nasceu de um conjunto de fazendas. Nessa região era comum a criação de animais, como a perdiz, ave que deu o nome ao distrito.

A possível culpada deste nome é Teresa de Jesus Assis, enteada do vendedor de caldo de cana, Joaquim Alves. A senhora dedicava seu tempo na criação das barulhentas aves, por isso os moradores e visitantes se referiam a região como “lá onde há perdizes”, que mais tarde tornou-se informalmente o “Campo das Perdizes” até receber o nome oficial de Perdizes.

Ao final do século XIX, a região perdeu as características rurais, devido ao crescimento da cidade, e em 1897 a área foi oficialmente reconhecida como um bairro da cidade.

Na década de 40, a região começou a se urbanizar a partir da instalação e popularização dos bondes. A linha Perdizes 19 era responsável por ligar o distrito a Praça do Correio, além de fazer ligação com os bairros de Pompeia e Barra Funda, através de outras linhas.

Foi também nos anos 40 que Perdizes ganhou a fama de bairro classe média. Atualmente, sendo considerado destinado a classe média-alta e alta, o bairro abriga grandes centros estudantis como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e o Colégio Santa Marcellina.

 

Mobilidade

Mesmo com tantas ladeiras, o distrito possui uma grande quantidade de pontos de ônibus espalhados por toda a região.

A principal via de Perdizes é a Avenida Sumaré, que dá fácil acesso a outras grandes avenidas como Francisco Matarazzo, Pompeia, Pacaembu, Paulo VI, Dr. Arnaldo e a Rua Heitor Penteado.

O bairro não conta com nenhuma estação de metrô ou CPTM, mas em suas proximidades é possível encontrar as estações de metrô Santuário Nossa Senhora de Fátima-Sumaré, da linha 2-Verde, Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda, da linha 3-Vermelha. A estação Palmeiras-Barra Funda faz baldeação com as linhas Rubi e Diamante, ambas da CTPM.

 

Lazer

O distrito possui opções de lazer como o espaço cultural Centro da Terra e o Teatro TUCA. No bairro também encontrasse o Bourbon Shopping, com 10 salas de cinema e mais de 200 lojas.

Nas proximidades do bairro, temos o SESC Pompeia, uma ótima opção cultural com programação de shows e apresentações; e para quem prefere atividades ao ar livre, o Parque da Água Branca tem animais soltos, área para leitura e a Feira do Produtor Orgânico todo fim de semana.

Para os amantes de futebol, a proximidade com os centros de treinamentos e do estádio do Pacaembu é um grande atrativo. Já para os fãs do carnaval, o bairro também é próximo das escolas de samba Tom Maior, Águia de Ouro e Camisa Verde e Branco.

 

1. Galeria Brasiliana

Há 37 anos valorizando e expondo artes da cultura nacional, a Galeria Brasiliana surge nos anos 70 através de Roberto Rugiero e seu amor pela arte. Para o pesquisador a arte popular é sofisticada, elegante e de grande valor, princípios esses que fundamentam a existência da galeria.

Com mais de 50 artistas, muitos deles exclusivos, esta galeria é referência internacional sobre a arte brasileira. O acervo conta com pinturas, esculturas, desenhos, xilogravuras e peças em madeira de origem indígenas.

A Galeria Brasiliana também presta serviços de consultoria de arte e aluguel de obras para eventos e sets de filmagens.

 

2.  Lapin Café et Bistrot

O restaurante serve a clássica culinária francesa, valorizando os sabores frescos de cada estação e mostrando que a comida francesa pode ser despretensiosa e acolhedora.

A proposta do bistrot é dar ao cliente uma experiência única e despojada, para que o mesmo se sinta em casa.

A chef Rubia Coelho Coutinho comanda a cozinha do café e bistrô Lapin. Nome este que significa coelho em francês e é o apelido da própria cozinheira, dado por seu grande amigo: o chef Laurent Hervé.

 

3. The American Cakes

Com um variado cardápio de bolos e sobremesas, o espaço é uma ótima opção para o café da tarde. O local também abre para o café da manhã com tortas salgadas, lanches na ciabatta, omeletes e saladas.

A casa tem um sistema de promoção, no qual a cada dia um bolo do cardápio é escolhida para ter 20% de desconto. Atente-se também as opções de bebidas, quentes e geladas.

The American Cakes tem um ambiente acolhedor que serve tanto para os encontros a dois quanto para as reuniões com as amigas. O local também abre para o café da manhã com tortas salgadas, lanches na ciabatta, omeletes e saladas.

 

4. Armazém Deco

A Armazém Deco trabalha com estilos que variam do rústico ao clássico em produtos nacionais, importados e peças exclusivas.

A loja especializada em decoração, oferece um atendimento diferenciado com funcionários especializados em vários estilos de decoração e um serviço de teste, no qual você pode levar os objetos selecionados para o ambiente a ser decorado.

No site da marca é possível conhecer alguns itens disponíveis, separados nas seções: Móveis, Decoração e Espaço Gourmet; mas a visita ao espaço físico é imperdível, principalmente se você busca por inspiração.

 

Mercado imobiliário

Se você procura um bairro com ótimas redes de ensino e opções culturais, Perdizes pode ser o bairro certo para você.

Bem localizado, a região oferece qualidade de vida e praticidade, se destacando de outros bairros de São Paulo pela variedade de atividades para todos os gostos e idades.

Apesar da fama já consolidada, recentemente Perdizes voltou a ser foco de incorporadoras e investidores em imóveis, pela alta demanda do público.

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades do mercado imobiliário em seu email.

Blog Leardi - Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades do mercado imobiliario e de franquias. Oportunidades, dicas, informação.