Utilizar plantas na decoração de um cômodo passou de gosto pessoal para algo quase que essencial!
Além de trazerem uma conexão do lar com a natureza, os arranjos verdes purificam e trazem textura aos ambientes em que estão, e deixam tudo mais bonito.
Porém, atualmente, a maioria das pessoas não residem em casas e existe o pensamento de que apartamentos e plantas não combinam, mas isso não é verdade. A questão não é se você pode ou não ter plantas, mas sim quais delas você pode ter!
Veja a seguir algumas dicas de como fazer com que suas plantas cresçam saudáveis, mesmo sem um grande quintal:
A Escolha
Antes de escolher a planta ideal para o seu cantinho, busque observar como se comporta o sol e o vento no local que deseja colocá-la, pois existem espécies que não gostam de muita luz solar direta, como as orquídeas.
Já outras plantas precisam dessa luz e de uma ventilação constante, logo não podem ser usadas dentro de casa, mas podem ser criadas na varanda ou sacada.
Outra parte importante para o desenvolvimento do vegetal é a rega. Busque observar sua rotina para saber quantas vezes por semana você terá tempo para regá-lo, e com base nessas condições de luz e água escolher o tipo certo.
Vaso ou Cachepot?
É comum que haja dúvidas na hora de escolher entre vaso e cachepot por serem muito parecidos, e muitas vezes o segundo é o escolhido por ter uma aparência mais bonita e que enriquece a decoração.
A maior diferença entre eles é um furo embaixo, que somente os vasos possuem para não ter acúmulo de água na terra.
A maioria das pessoas escolhem fazer o plantio em cachepots, justamente por protegerem os móveis dos vazamentos de água que podem acontecer.
Porém isso pode ser muito prejudicial para as raízes das plantas, pois o acúmulo de líquido pode apodrecê-las.
Além do mais, a planta escolhida tem que estar de acordo com o espaço disponível, tanto no cômodo quanto do vaso, pois um vegetal de grande porte em um espaço pequeno não consegue se desenvolver direito, podendo ficar com a aparência feia ou até morrer.
Uma dica é optar por plantar jabuticaba, romã e pitanga que podem ser colocadas em vasos médios e deixam o local com um aspecto magnífico. É necessário, de tempos em tempos, podar as raízes e replantá-las para que possam absorver mais nutrientes.
Limpeza e Renovação
Um dos principais problemas das plantas em apartamentos é justamente a poluição da cidade, pois o acumulo de poeira nas folhas tira sua capacidade fotossintética, fazendo-as morrer.
O ideal é passar um pano úmido com sabão neutro nelas para manter o crescimento saudável.
Ademais, por serem criadas em ambientes não naturais, é comum que a planta “enjoe” da sua terra, mesmo que esteja bem adubada, e pare de se desenvolver por não ter os nutrientes necessários.
Para evitar isso, é bom fazer a renovação do ambiente. Pelo menos uma vez por ano, retire a planta e limpe o vaso. Feito a higienização, é só replantá-la com uma terra novinha.
Ter um espaço verde em seu apartamento faz toda a diferença na decoração final! Veja também nossas dicas de decoração com plantas e de como fazer uma horta vertical!
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail